A cirurgia ortognática é um conjunto de procedimentos cirúrgicos que corrige alterações de crescimento dos maxilares, as quais podem originar distúrbios na mordida, articulações e respiração e também da estética facial. Esse procedimento é considerado estético-funcional pois é capaz de corrigir a harmonia facial e a função mastigatória.
Podem fazer a cirurgia ortognática pacientes que sofrem com crescimento irregular de alguns ossos da face, que causam uma desarmonia facial, afetando a parte funcional e estética, ou então pessoas que sofram de apneia obstrutiva do sono.
O procedimento é indicado em casos de desgaste e artrose na articulação temporomandibular (ATM), problemas como prognatismo (queixo para frente), retrognatismo (queixo para trás), laterognatismo (queixo para o lado), dentre outras alterações dentoesqueléticas. Além disso, a cirurgia ortognática também é recomendada para pessoas que sofrem de apneia do sono. Ainda que tenham uma boa oclusão dentária, os pacientes que têm esse problema podem passar pela cirurgia para tratá-lo de forma definitiva.
É contraindicada para os casos em que o paciente não possa receber anestesia geral ou não possa cooperar com o pós-operatório por conta de uma restrição alimentar, ou, então, por possuir outras comorbidades que impeçam o sucesso cirúrgico.
Mas, ainda assim, o recomendado é procurar um cirurgião bucomaxilofacial para uma avaliação. O profissional é o mais capacitado para indicar o melhor tratamento nessas situações.
Vale ressaltar que a recuperação da cirurgia é rápida e tranquila. Na maioria dos casos, o paciente recebe alta no dia seguinte à operação. Atividades do cotidiano, como trabalho e estudos, podem ser retomadas entre 15 e 20 dias após a cirurgia.
Tem duração de um ano a um ano e meio. Nessa fase é feito o uso do aparelho ortodôntico fixo, para alinhar os dentes e colocá-lo na posição adequada para a cirurgia;
Nessa etapa são realizados os exames pré-operatórios e o planejamento virtual, feito através de um software que permite obter dados clínicos em ambientes 3D, permitindo simular todas as etapas da cirurgia, proporcionando dados mais precisos e tempo de cirurgia reduzido;
O cirurgião bucomaxilofacial realiza a cirurgia ortognática. Os maxilares são reposicionados na posição correta, adequando a mordida e proporcionando um perfil facial mais harmônico;
Fase final do tratamento, onde são feitos os ajustes finais com o aparelho ortodôntico e restauração dos dentes.
Utilize o botão abaixo para agendar uma consulta. Temos uma estrutura completa para atender você.
© 2022 Todos Os Direitos Reservados.